Aula nº 2 - Criando Topicos de Ações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula nº 2 - Criando Topicos de Ações

Mensagem por Antharaz em Dom Set 19, 2010 6:51 pm

Em todos os jogos de RPG os jogadores interpretam seus personagens. Aqui, em NARPG, não é diferente. Para facilitar a interpretação das ações por TODOS os jogadores, foi criado uma regra geral de posts, que se segue abaixo:


-- [Texto] : [usado para falar em nome de seu personagem]

- [Texto]: [usado para sussurrar em nome de seu personagem]

* [texto] * : [Usado para agir em nome de seu personagem]

[texto] ” : [usado para pensar em nome de seu personagem]

[ quote ] [texto] [ / quote ] : [usado para citar alguma ação de um personagem ou narrar algum evento]

[ spoiler ] [texto] [ /spoiler ] : [usado para se comunicar em OFF durante a partida. Também para se por a descrição de algum item, jutsu e dados do personagem (como os valores para a jogada dos dados, etc)]


Não serão aceitas nenhuma outra forma de post que não siga os comandos básicos.


Tipos de Post


Também, para facilitar o jogo em momentos de ação (onde exige-se um jogo mais dinâmico) foi criado dois Tipos de post, um para a interpretação e outro para o combate:


Post de Interpretação


São os posts mais longos. Esses exigem um mínimo de 5 linhas, com frases coerentes e uso de pelo menos três comandos básicos. Em posts de interpretação, os detalhes são imprescindíveis para uma boa pontuação.


Post de Combate


Esses são os posts mais curtos, tendo no máximo 8 linhas. Eles devem apenas narrar os fatos do combate, se atendo apenas às ações pertinentes ao mesmo, tais como ataques e defesas. Vale lembrar que um post objetivo não é isento de interpretação. O ideal apenas é que se narre o acontecimento de forma mais clara. Comandos de fala são mais evitados, apesar de usados. O comando spoiler é altamente usado, já que é necessário para a descrição dos itens e jutsus usados na batalha.
avatar
Antharaz
ADM | Mestre do Jogo
ADM | Mestre do Jogo

Data de inscrição : 08/08/2008

Registro Ninja
Nível:
Membro: Membro Sem Clã
Caracteríticas:

Ver perfil do usuário http://narutoanimerpg.forumeiros.com/jogador-f111/makiro-anthara

Voltar ao Topo Ir em baixo

Regras Opcionais para Aventuras by Forum

Mensagem por Didios em Sex Maio 25, 2012 3:50 pm

Com vistas a acelerar o andamento das aventuras que são feitas no fórum, bem como para estimular a utilização deste mecanismo que facilita a vida de jogadores que não podem estar nas salas de rpg on line, foram criadas as presentes regras gerais para este tipo de jogo:

Definindo o Tipo de Aventura

A primeira coisa que se deve identificar é o grau de frequência em que as postagens para a aventura by fórum vai acontecer. Isso é extremamente importante para a verificação de ganho de XP (veja mais abaixo) ao fim da aventura. Aqui, então, temos três tipo:

TOTALMENTE ON LINE indica que seu jogo é feito todo ao vivo (seja através de aventura de mesa, skype ou 2ic) e neste, caso, deve seguir as regras normais do Manual. O ganho de XP é de forma normal.

PARCIALMENTE OFF LINE indica que seu jogo ora é feito ao vivo, ora feito pelo fórum. É a maneira mais comum e, neste caso, todas as ações que ocorrerem ao vivo devem ser reproduzidas no fórum. O ideal é que seja feita gradativamente, com os próprios jogadores postando suas ações, mas isto não é uma regra: o narrador pode, ao final, apenas copiar e colar o log da aventura, dando uma idéia geral do jogo. Vale dizer que mesmo a postagem deve ser organizada. O ganho de XP, neste tipo de aventura, é DOBRADO. Isto se justifica pelo fato de que, aventuras off line demoram mais, dando aos jogadores menos tempo para se dedicarem a outros jogos.

PARCIALMENTE OFF LINE indica que a aventura será jogada exclusivamente pelo fórum, sendo as regras aqui descritas aplicadas em sua totalidade. Nestes jogos, o ganho de XP é TRIPLICADO.

As cenas de interação e o "modo automático"

Muitas vezes, principalmente no início da aventura, o mestre permite que seus jogadores escrevam uma ação livre, informando onde e como estavam seus personagens antes do início da aventura. Também, durante toda a aventura, os jogadores irão interagir com outros personagens (sejam eles PCs ou NPCs), necessitando que os mesmos dêem alguma resposta.

Muitas vezes, contudo, esta resposta é simples (ou óbvia) e os jogadores acabam perdendo um bom tempo apenas para escrever um "sim"!

Pensando nisso, criamos as "cenas de interação".

Em alguns pontos, necessários para dar celeridade à aventura, o mestre poderá criar várias cenas em um mesmo post, separadas por reticências em cochetes ("[...]") entre uma cena comum e outra.

Acaso isso ocorra, o jogador, ao realizar seu post, deve interpretar todas as cenas de modo separado, criando, acaso queira, uma interação entre seu post naquela cena e o post anterior da MESMA cena (como um diálogo, p.e). As cenas de interação, de regra, não devem passar de dois posts por jogador, que deve, na primeira, interpretar a ação e, na segunda, sua reação. Acaso o mestre perceba que as cenas de interação estão prejudicando o andamento do jogo, deve interrompê-la (criando um grito que faz com que eles parem a discussão, um inimigo chegando, etc).

Ao final das postagens daquela cena de interação, o Mestre irá juntá-la em uma, como se fossem realizadas ao mesmo tempo.

Por evidente, isto não é possível criar cenas de interação durante um post de combate, e nem mesmo em cenas cuja ação interfira diretamente no andamento do jogo (como escolher uma estrada, por exemplo).
Também, em algumas interações, o jogador necessita da resposta de seu colega, antes de realizar sua ação. É o caso, por exemplo, do jogador que fala: "tenho uma idéia! Mas vou precisar da ajuda de vocês". Neste tipo de ação, cuja resposta de seus colegas, em regra, será apenas ouvir você!

Nestes casos, o jogador pode realizar o "modo automático": presumindo que seus colegas irão ouvir sua história, o jogador pode antecipar sua ação, informando, assim, o que está falando.

Isto, também, acontece em ações: dizendo que vai na frente, o jogador pode, de fato, seguir seu caminho, continuando seu post normalmente.

Deste modo, caso um dos demais jogadores interfiram em sua ação, no post dele, ele deve informar a interrupção (dizer que não gostou da idéia ou se colocar na frente do colega, nos exemplos acima) e, assim, continuar com a ação dele.

Considerando que a ação foi interrompida, surge, então, uma "cena de interação", dando ao jogador que teve sua cena interrompida o direito de replicar. Considerando que, durante esta cena de interação, outro jogador pode interromper, podendo criar infinitos posts apenas para dizer poucas palavras, o mestre deve interromper a cena sempre que perceber que aquela ação está prejudicando o andamento do jogo (criando um grito que faz com que eles parem a discussão, um inimigo chegando, etc).

As jogadas de dado


Uma das principais inovações do fórum NARPG é a possibilidade de se jogar dado, o que o assemelha-se muito ao jogo on line. Ocorre que, às vezes, o jogador não sabe qual tipo de teste fazer, precisando que o mestre para rolar o dado. Nos jogos on line, isso é bastante simples, sendo necessário, apenas, alguns segundos para a solução do problema.

O mesmo, contudo, não ocorre em aventuras feitas por fórum! O mestre, aqui, pode aparecer uma, duas horas depois, ou mesmo, nem aparecer naquele dia! Pensando nisso, considerando que o resultado do dado é aleatório, inexistindo "forças ocultas" que ajudem no resultado do dado, mesmo sem saber o tipo de deste e a ND necessária, o jogador deve realizar a jogada dos dados para todas ações que deseja realizar naquele post. O mestre, quando olhar o post e o resultado dos dados, informará, através de seu post, se o jogador foi ou não bem-sucedido.

Isto pode até parecer injusto com o jogador, mas não é: o mestre é quem, no final das contas, vai decidir o destino de seu personagem e, como você, ele quer apenas se divertir. Logo, não há motivo para que ele trapaceie para que seu personagem perca! A menos, claro, que haja um motivo.

Ademais, acaso você não confie no mestre, tem uma solução muito mais simples: pára de jogar com ele, e procura um outro narrador. Como já foi dito nas regras gerais (e em vários outros lugares), RPG é para ser divertido. Se você não está se divertindo, melhor desligar o PC e ir jogar um game do que ficar se estressando.

Didios
ADM | Mestre do Jogo
ADM | Mestre do Jogo

Data de inscrição : 13/04/2008

Registro Ninja
Nível: 50
Membro: de um clã não-ninja
Caracteríticas:

Ver perfil do usuário http://narutoanimerpg.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum