º º º Naruto Anime RPG º º º
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras Opcionais para Aventuras by Forum

2 participantes

Ir para baixo

Regras Opcionais para Aventuras by Forum Empty Regras Opcionais para Aventuras by Forum

Mensagem por Didios Sex maio 25, 2012 3:51 pm

Com vistas a acelerar o andamento das aventuras que são feitas no fórum, bem como para estimular a utilização deste mecanismo que facilita a vida de jogadores que não podem estar nas salas de rpg on line, foram criadas as presentes regras gerais para este tipo de jogo:

Definindo o Tipo de Aventura


A primeira coisa que se deve identificar é o grau de frequência em que as postagens para a aventura by fórum vai acontecer. Isso é extremamente importante para a verificação de ganho de XP (veja mais abaixo) ao fim da aventura. Aqui, então, temos três tipo:

TOTALMENTE ON LINE

Indica que seu jogo é feito todo ao vivo (seja através de aventura de mesa, skype ou 2ic) e neste, caso, deve seguir as regras normais do Manual. Logo, este post não tem utilidade para você.PARCIALMENTE OFF LINE

Indica que seu jogo ora é feito ao vivo, ora feito pelo fórum. É a maneira mais comum e, neste caso, todas as ações que ocorrerem ao vivo devem ser reproduzidas no fórum. O ideal é que seja feita gradativamente, com os próprios jogadores postando suas ações, mas isto não é uma regra: o narrador pode, ao final, apenas copiar e colar o log da aventura, dando uma idéia geral do jogo. Vale dizer que mesmo a postagem deve ser organizada. O ganho de XP, neste tipo de aventura, é DOBRADO. Isto se justifica pelo fato de que, aventuras off line demoram mais, dando aos jogadores menos tempo para se dedicarem a outros jogos.

PARCIALMENTE OFF LINE

Indica que a aventura será jogada exclusivamente pelo fórum, como num treinamento solo ou gaiden, sendo as regras aqui descritas aplicadas em sua totalidade. Nestes jogos, o ganho de XP é TRIPLICADO.

As cenas de interação e o "modo automático"

Muitas vezes, principalmente no início da aventura, o mestre permite que seus jogadores escrevam uma ação livre, informando onde e como estavam seus personagens antes do início da aventura. Também, durante toda a aventura, os jogadores irão interagir com outros personagens (sejam eles PCs ou NPCs), necessitando que os mesmos dêem alguma resposta.

Muitas vezes, contudo, esta resposta é simples (ou óbvia) e os jogadores acabam perdendo um bom tempo apenas para escrever um "sim"!

Pensando nisso, criamos as "cenas de interação".

Em alguns pontos, necessários para dar celeridade à aventura, o mestre poderá criar várias cenas em um mesmo post, separadas por reticências em cochetes ("[...]") entre uma cena comum e outra.

Acaso isso ocorra, o jogador, ao realizar seu post, deve interpretar todas as cenas de modo separado, criando, acaso queira, uma interação entre seu post naquela cena e o post anterior da MESMA cena (como um diálogo, p.e). As cenas de interação, de regra, não devem passar de dois posts por jogador, que deve, na primeira, interpretar a ação e, na segunda, sua reação.

Ao final das postagens daquela cena de interação, o Mestre irá juntá-la em uma, como se fossem realizadas ao mesmo tempo.

Por evidente, isto não é possível criar cenas de interação durante um post de combate, e nem mesmo em cenas cuja ação interfira diretamente no andamento do jogo (como escolher uma estrada, por exemplo).

Também, em algumas interações, o jogador necessita da resposta de seu colega, antes de realizar sua ação. É o caso, por exemplo, do jogador que fala: "tenho uma idéia! Mas vou precisar da ajuda de vocês". Neste tipo de ação, cuja resposta de seus colegas, em regra, será apenas ouvir você!

Nestes casos, o jogador pode realizar o "modo automático": presumindo que seus colegas irão ouvir sua história, o jogador pode antecipar sua ação, informando, assim, o que está falando.

Isto, também, acontece em ações: dizendo que vai na frente, o jogador pode, de fato, seguir seu caminho, continuando seu post normalmente.

Deste modo, caso um dos demais jogadores interfiram em sua ação, no post dele, ele deve informar a interrupção (dizer que não gostou da idéia ou se colocar na frente do colega, nos exemplos acima) e, assim, continuar com a ação dele.

Considerando que a ação foi interrompida, surge, então, uma "cena de interação", dando ao jogador que teve sua cena interrompida o direito de replicar. Considerando que, durante esta cena de interação, outro jogador pode interromper, podendo criar infinitos posts apenas para dizer poucas palavras, o mestre deve interromper a cena sempre que perceber que aquela ação está prejudicando o andamento do jogo (criando um grito que faz com que eles parem a discussão, um inimigo chegando, etc).

As jogadas de dado


Uma das principais inovações do fórum NARPG é a possibilidade de se jogar dado, o que o assemelha-se muito ao jogo on line. Ocorre que, às vezes, o jogador não sabe qual tipo de teste fazer, precisando que o mestre para rolar o dado. Nos jogos on line, isso é bastante simples, sendo necessário, apenas, alguns segundos para a solução do problema.

O mesmo, contudo, não ocorre em aventuras feitas por fórum! O mestre, aqui, pode aparecer uma, duas horas depois, ou mesmo, nem aparecer naquele dia! Pensando nisso, considerando que o resultado do dado é aleatório, inexistindo "forças ocultas" que ajudem no resultado do dado, mesmo sem saber o tipo de deste e a ND necessária, o jogador deve realizar a jogada dos dados para todas ações que deseja realizar naquele post. O mestre, quando olhar o post e o resultado dos dados, informará, através de seu post, se o jogador foi ou não bem-sucedido.
Atenção: pessoas que possuam vantagens que permitam jogar novamente o dado (como o antecedente sorte) devem jogar ambos dados.

Isto pode até parecer injusto com o jogador, mas não é: o mestre é quem, no final das contas, vai decidir o destino de seu personagem e, como você, ele quer apenas se divertir. Logo, não há motivo para que ele trapaceie para que seu personagem perca! A menos, claro, que haja um motivo.

Ademais, acaso você não confie no mestre, tem uma solução muito mais simples: pára de jogar com ele, e procura um outro narrador. Como já foi dito nas regras gerais (e em vários outros lugares), RPG é para ser divertido. Se você não está se divertindo, melhor desligar o PC e ir jogar um game do que ficar se estressando.
avatar
Didios
ADM | Mestre do Jogo
ADM | Mestre do Jogo

Data de inscrição : 13/04/2008

Registro Ninja
Nível: 50
Membro: de um clã não-ninja
Caracteríticas:

https://narutoanimerpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regras Opcionais para Aventuras by Forum Empty Re: Regras Opcionais para Aventuras by Forum

Mensagem por lucasdeniz21 Sex Abr 04, 2014 11:13 pm



Hacked by: Lcuas Lopez xD



Tio google ajudo culpem ele [ XD ]

lucasdeniz21
lucasdeniz21
Estudante da Academia
Estudante da Academia

Idade : 25
Data de inscrição : 04/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos