[Manual do Sensei] Dicas para uma boa narração
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[Manual do Sensei] Dicas para uma boa narração
- Apesar de ser o narrador, o seu personagem está na aventura, mas deve ter um papel secundário: Enfrentar um inimigo mais forte, se distanciar do grupo, etc. Você não deve mantê-lo sempre à vista, enfrentando os inimigos.
- Vale lembrar que como “capitão do time” você deve zelar pelo bem estar de seus companheiros. É inadmissível que um capitão (ou seja, o mestre) seja o único sobrevivente de uma tragédia, deixando que todos os seus companheiros morram. Além de ser mal-visto pelos membros de sua vila/guilda, poderá incitar que você é um espião, causando-lhe sérios problemas...
- Não entregue mais inimigos do que seus jogadores podem enfrentar. Em uma missão rank D e C não devem ter ninjas, apenas NPCs mais fracos. Caso ache interessante por algum inimigo poderoso, lembre-se que está lá para protegê-los, e deve ser o primeiro a fazer isso. (Alguém lembra do Kakashi contra o Zabuza?)
- Seja claro. Evite duplas interpretações em suas frases. Deixe claro para os jogadores onde estão, suas localizações e distâncias (10m, 15 m, etc) e as ações e reações de todos ao narrar um acontecimento. Dê preferência aos detalhes. Eles são importantes.
- Seja justo. Não leve os acontecimentos de fora do jogo para ele. Você deve manter a justiça e pontuar conforme a interpretação, independente de seus preceitos.
- Mantenha o controle. Você é o capitão do time. Se ordenar algo deve ser cumprido. Aos que descumprirem, puna conforme a sua consciência.
- Seja criativo. Inove. Não adianta nada fazer uma missão onde os acontecimentos são idênticos aos acontecidos no anime/manga. Isso torna o jogo pouco atraente e logo seus jogadores desistirão.
- Divirta-se. Não adianta jogar e não estar se divertindo!
- Vale lembrar que como “capitão do time” você deve zelar pelo bem estar de seus companheiros. É inadmissível que um capitão (ou seja, o mestre) seja o único sobrevivente de uma tragédia, deixando que todos os seus companheiros morram. Além de ser mal-visto pelos membros de sua vila/guilda, poderá incitar que você é um espião, causando-lhe sérios problemas...
- Não entregue mais inimigos do que seus jogadores podem enfrentar. Em uma missão rank D e C não devem ter ninjas, apenas NPCs mais fracos. Caso ache interessante por algum inimigo poderoso, lembre-se que está lá para protegê-los, e deve ser o primeiro a fazer isso. (Alguém lembra do Kakashi contra o Zabuza?)
- Seja claro. Evite duplas interpretações em suas frases. Deixe claro para os jogadores onde estão, suas localizações e distâncias (10m, 15 m, etc) e as ações e reações de todos ao narrar um acontecimento. Dê preferência aos detalhes. Eles são importantes.
- Seja justo. Não leve os acontecimentos de fora do jogo para ele. Você deve manter a justiça e pontuar conforme a interpretação, independente de seus preceitos.
- Mantenha o controle. Você é o capitão do time. Se ordenar algo deve ser cumprido. Aos que descumprirem, puna conforme a sua consciência.
- Seja criativo. Inove. Não adianta nada fazer uma missão onde os acontecimentos são idênticos aos acontecidos no anime/manga. Isso torna o jogo pouco atraente e logo seus jogadores desistirão.
- Divirta-se. Não adianta jogar e não estar se divertindo!
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